Para alcançar o sucesso, todo empreendimento exige um bom planejamento, seja ele estratégico, de resultados ou financeiro. É necessário que o CEO tenha preparação e preste bastante atenção em cada detalhe do negócio. Dentre tantas metas e medidas internas, um dos principais pontos a ser acompanhado de perto é o planejamento financeiro empresarial. Esse plano vai muito além de verificar quanto a empresa tem para investir ou qual deve ser o faturamento ao final de um ano. É necessário realizar um briefing com antecedência e um mapeamento de estudos, pontuando situações como, por exemplo, onde a empresa está atualmente e para onde quer ir. O maior erro dos empreendedores é deixar para organizar as finanças da companhia apenas no início do ano, ou seja, no mês de janeiro.
De acordo com o Diretor Financeiro da Epson, André Vaz, para alcançar resultados financeiros positivos, o ideal é começar os planos no último trimestre do ano anterior. Além disso, ter um profissional focado apenas no planejamento financeiro empresarial pode auxiliar na redução dos custos e aumento dos lucros. Nos dias atuais, outras grandes aliadas nesse processo são as ferramentas tecnológicas. “Na Epson é realizado um planejamento com 10 anos de antecedência, onde mapeamos o nosso propósito e objetivos, visando onde queremos estar 10 anos na frente, com uma visão de futuro disciplinada. Entretanto, esse planejamento recebe manutenção todos os anos, pois sabemos que a economia não anda em linha reta. Na pandemia nós conseguimos cumprir nossos objetivos devido ao foco que temos no planejamento
financeiro. Seguimos à risca e vamos nos adaptando conforme o passar dos anos”, contou André Vaz.
O diretor também citou a importância de manter uma equipe engajada com o planejamento financeiro, para que ele seja cumprido fielmente. “Uma equipe sintonizada e engajada com o plano é diferencial para o sucesso da execução do mesmo. Foi através de um time extremamente engajado que conseguimos entregar os resultados que a Epson esperava nos últimos anos, pois com os colaboradores cientes do planejamento e motivados em cumpri-lo, os processos se tornam mais práticos e efetivos”, disse.
Qual a importância de um bom planejamento financeiro?
O planejamento financeiro vai ajudar os executivos a se organizarem e fazerem o orçamento da companhia para o ano seguinte de forma objetiva. O ideal é que o diretor faça uma previsão também do cenário do mercado para a definição de metas e projete o que será necessário para alcançá-las. Além disso, ao fazer a análise das finanças, é possível enxergar as despesas desnecessárias e estabelecer um plano de ação para reduzir os custos. Basicamente, é a ferramenta utilizada para basear as tomadas de decisões estratégicas.
Outro ponto importante é que como em qualquer outra área da vida, o planejamento traz benefícios tanto do ponto de vista financeiro, quanto operacional. Saber como anda a saúde financeira permite que o gestor entenda o melhor momento de investir na empresa ou lançar um novo produto, por exemplo. Não passar por apertos nas finanças também auxilia no aumento da produtividade e nos lucros. Isso acontece
porque o funcionário não trabalha sob pressão e se sente mais confiante quando não corre o risco iminente de perder seu emprego.
Os desafios
Não saber como andam os negócios pode resultar em problemas sérios para o futuro financeiro. A falta de controle de gastos em excesso, de conhecimento da realidade do mercado e do real valor da sua marca prejudica a gestão da empresa como um todo. Abrir uma organização sem tomar conta dos números resulta até mesmo na falência do negócio. A Diretora Financeira da Bold, Eliana Carmo, dá três dicas para superar esses obstáculos: “Para preservar a saúde financeira, é necessário cumprir dois pilares: ter foco e disciplina. É necessário que a prática do planejamento seja feita com muita disciplina e que as decisões do dia-a-dia da empresa sejam aliadas ao planejamento financeiro. Sabemos que um imprevisto pode ocorrer e para não tirar a empresa dos eixos, evitando crises financeiras, é muito importante ter estratégias de gestão de crise já mapeadas e preparadas. A dica é vigiar constantemente como o planejamento está sendo executado. É muito importante que o plano seja compartilhado com todos os funcionários, desde o topo da pirâmide, até a base”, explicou Eliana.
A diretora acredita que se a cultura de um bom planejamento financeiro não for compartilhada com todos os colaboradores, é praticamente impossível concluir o plano com sucesso e efetividade. “A importância do planejamento financeiro precisa ser uma cultura dentro da organização, para que todos sejam guardiões da economia da empresa e que pensem em estratégias que caibam dentro do orçamento. É importante conhecer o mercado, conhecer os clientes, os pontos fortes e fracos para que dê tudo certo na prática”, afirmou a CFO da Bold.
Analise o cenário antes de começar o planejamento financeiro
Ao iniciar os estudos para fazer o planejamento, é importante analisar três cenários, de acordo com a Diretora Financeira, Eliana Carmo: o cenário realista, pessimista e otimista. “O cenário realista trata-se de uma preparação para receber o pior ou o melhor, analisando as situações reais do cenário econômico. O pessimista aborda as piores condições que podem acontecer devido às circunstâncias inesperadas e como uma política anti-frágil dentro de uma situação caótica pode ajudar. Já o otimista são todos os desejos que a empresa deseja alcançar ao longo dos anos e o prazo ideal para as suas metas”, defendeu Eliana.
O CFO da Epson ressalta a importância de avaliar o cenário atual do caixa da empresa para que o planejamento não fuja muito da realidade da empresa. “Para isso, é necessário fazer um balanço de como foram os resultados do período anterior. Isso ajuda a entender o que é preciso para manter o ritmo ou reverter uma situação negativa. Além disso, saber se o seu valor de mercado aumentou também faz parte desse procedimento, já que pode possibilitar a negociação de novos valores aplicados aos clientes. Isso vale também para a negociação com parceiros e fornecedores”, explicou André Vaz.
Analisada a situação atual, é a hora de olhar para o futuro e para as próximas atividades previstas para a companhia. Avalie se existem produtos que ficarão disponíveis para lançamento em breve e defina um orçamento máximo para as despesas. É imprescindível que seja feita uma análise se existem custos desnecessários sendo desperdiçados pela empresa e que possam ser retirados no
próximo ano fiscal. Por isso, tome atitudes para que o orçamento previsto não seja ultrapassado e conte com profissionais e ferramentas para ajudar na organização.