Líderes e executivos se reuniram para falar sobre expectativas para o ano e para traçar novas metas
O WTC São Paulo Business Club promoveu no dia 29 de janeiro mais um encontro online do Comitê de CEOs, que debateu sobre as expectativas para os principais setores da economia durante o ano de 2021. O evento foi liderado por Washington Botelho, Latin America Division President da JLL, presidente do Comitê.
Podemos afirmar que 2020 trouxe diversas transformações ao fluxo de trabalho e funcionamento de diversas empresas. O encontro, além de abordar o cenário atual e o que esperar dele, também falou sobre práticas de trabalho que podem se tornar permanentes dentro do contexto atual.
De acordo com o Latin America Division President da JLL, espera-se uma recuperação lenta, porém gradativa em 2021 dentro das empresas e organizações. “Muitos gestores tiveram que se adaptar à nova rotina e, com isso, realizar a gestão à distância, como reuniões via vídeo, algo que também se tornou comum. O tratado dos RHs com os colaboradores também mudou, um dos departamentos mais importantes das empresas teve que se tornar aliado da tecnologia, e assim, adequar-se à implantação da LGPD, que entrou em vigor no mês de agosto. Desta forma, houve um realinhamento de processos corporativos para assegurar que os dados dos colaboradores fossem protegidos”, disse Botelho.
No planejamento, foram pontuadas novas metas e estratégias de conduzir as equipes e de melhorar as gestões dos colaboradores: “Atualmente os colaboradores esperam mais empatia, bem-estar e qualidade de vida de suas empresas. A tendência é que o mercado de trabalho se torne cada vez mais competitivo. Oportunidades que ofereçam diversidade no pacote de benefícios, flexibilidade na rotina de trabalho, Home Office ao menos três vezes na semana e oportunidades de aprendizado e crescimento, tendem a obter os melhores candidatos. A pandemia só intensificou isso. As empresas que não adotarem esse novo modelo podem perder seus talentos. preciso entender que os colaboradores foram impactados tanto quanto os empregadores, muitos tiveram seus salários reduzidos, outros perderam empregos. É preciso ter empatia nesse momento e entender a expectativa dos funcionários, para se manter de pé no mercado”, completou Washington.