Clube de Negócios promoveu um encontro online com a participação de CIOs para falar sobre a atuação dos profissionais no cenário atual
A principal missão do CIO é transformar ou melhorar as operações dos negócios. Entretanto, diante de tantas mudanças aceleradas e impostas pela pandemia, o cenário mundial se transformou e os líderes de tecnologia precisaram estudar as novas tendências. Para falar sobre esse papel dos CIOs, o WTC São Paulo Business Club promoveu um encontro online nesta terça-feira, 16 de março. A reunião abordou como os CIOs podem alinhar as habilidades de TI com as experiências no mundo dos negócios e como as constantes mudanças na economia reforçam a necessidade da transformação digital.
O painel foi composto pelo CIO da Piracanjuba, Fábio Martins, pelo CIO do Grupo UNIP, Marcelo Vannini, e pelo diretor da ServiceNow, Leonardo Ferreira. Os especialistas ressaltaram a importância da inovação e digitalização dos fluxos de trabalho. “A implementação de tecnologias tem um potente impacto de mercado nessa onda de inovação. Novas tecnologias se tornaram modelos de negócios obsoletos rapidamente e levaram consigo grandes empresas, que sumiram do mapa do dia para a noite. Isso aconteceu em diversos setores e cada vez mais as empresas de todo porte incorporam novas tecnologias, influenciando ou sendo influenciadas por outras em suas relações. A rotina da inovação também se expande pelo exemplo, modificando a forma de se enxergar uma empresa. No segmento B2B, ao lidar com processos e ambientes que têm implantada a cultura da inovação, a diferença no nível de assertividade e confiabilidade é notável, principalmente quando comparada a outros que ainda estão agarrados às velhas rotinas”, explicou Leonardo Ferreira, diretor da ServiceNow.
Em virtude dessa necessidade de aderir à inovação, as empresas precisam buscar o que de melhor está sendo praticado tanto em seu mercado como fora dele. Ter presença online é um ponto crucial na era digital, afirma Marcelo Vannini. “Se, há alguns anos, o vínculo corporativo com a internet era impensável, hoje é simplesmente impossível não se aliar à tecnologia. E atualmente não basta ter um site ou um perfil nas redes sociais. É preciso disponibilizar canais de comunicação para que o público consiga efetivamente interagir com a marca. Entretanto, não podemos esquecer da necessidade de prestar o melhor serviço para os clientes e colocá-los em primeiro lugar. A ausência desses blocos de contato causa um buraco no relacionamento com o cliente e, consequentemente, na competitividade perante o mercado”, afirmou o CIO do Grupo UNIP.
Vannini ressaltou também a necessidade de adaptação dos funcionários ao mundo digital: “Na UNIP nós tivemos professores que não conseguiram se adaptar às aulas online e acabou ficando para trás. Infelizmente, quem não acompanha as novas mudanças digitais, ficará para trás mesmo. Por isso é importante que os funcionários e toda a equipe estejam engajados na transformação para o mundo na web”, finalizou.