Encontro on-line, promovido pelo WTC São Paulo, reuniu grandes líderes e executivos para debater assunto
Não é novidade para ninguém que o perfil dos consumidores passou por grandes transformações diante da pandemia. Entretanto, quem acha que foram apenas os consumidores que tiveram mudanças e alterações de perfil, está enganado. O Comitê Heads de Compras, organizado pelo WTC São Paulo Business Club, promoveu um encontro on-line, no dia 29 de outubro, que discutiu sobre essas transformações no perfil das áreas e dos profissionais de Procurement.
O webinar contou com a presença do partner da Odgers Berndtson, Pedro Villares Heer, e do regional head of procurement e facilities Latam da 99 Pop, Rafael Menini. Para Menini, o isolamento social apenas acelerou o processo de mudança no perfil dos consumidores e dos compradores. “Esses perfis já haviam passando por mudanças, porém, de forma mais lenta e gradativa. O cenário deste ano apenas avançou e acelerou esse processo. Esse novo perfil que possivelmente seria mapeado a partir de 2022, já aconteceu em 2020 diante do coronavírus. O ideal é que gestores e executivos saibam aproveitar esse aceleramento para mapear as transformações e descobrir o que mudou, para voltar a criar boas estratégias para seu negócio”, declarou.
As novas habilidades e pré-requisitos que esses compradores passaram a utilizar teve grande impacto desde o início do processo de vendas até o final, que é a experiência do cliente. O partner da Odgers Berndtson, Pedro Villares Heer, afirma que enxergar essas etapas após as transformações e mudanças de perfil é essencial para quem quer manter as empresas no topo do mercado. “Sabemos que manter o nome da empresa no topo vai muito além da experieñcia do cliente, mas que esse é um dos pontos principais. Por isso, é necessário enxergar quais são os novos pré-requisitos que estão utilizando desde o início do processo de compra, até a venda. Além disso, uma boa liderança do processo de compras é essencial e faz diferença nessas estratégias, fazendo com que as empresas alavanquem novamente”, disse Pedro.