Em debate realizado pelo WTC São Business Club, líderes refletem sobre o futuro das transações entre empresas
O WTC São Paulo Business Club realizou na última sexta-feira, dia 21 de maio, um encontro on-line que debateu o tema digitalização de negócios B2B. A dinâmica contou com a participação do Senior Vice President da VTEX, Erick Buzzi, e do Innovation Principal Director e Head of Digital Products da Accenture, Marcelo Serigo.
Os convidados iniciaram o debate apresentando cases e experiências de suas empresas e contextualizando as estratégias adotadas em meio a um cenário de pandemia. “A digitalização foi acelerada pela pandemia, com isso as empresas precisam investir nesse processo e pensar em ações novas. Estamos acompanhando um público cada vez mais exigente e que está ‘pedindo’ por isso”, destaca Marcelo Serigo.
Adicionalmente, Erick Buzzi falou sobre o tema canais digitais e destacou estratégias essenciais para uma empresa que está iniciando no processo de digitalização de negócios B2B. “São os pontos de contato que apoiam os clientes. Com isso, é importante que a empresa crie fluxos, defina qual será o relacionamento (curto, médio ou longo prazos), estabeleça qual será o conteúdo e vá com cautela, ou seja, começar por parceiros mais próximos e definidos, ao invés de ir mirando em todos os lados”.
Além disso, os convidados reforçaram a importância de definir e conhecer as peculiaridades dos canais digitais. “Cada canal tem o seu papel, é necessário desenhar as jornadas de compras e relacionamentos e compreender qual é o papel de cada uma. Temos, por exemplo, o WhatsApp e o E-commerce. Por onde o cliente vai me passar o problema? Onde é o principal canal?’’, indagou Erick Buzzi.
Para fechar o evento, Marcelo Serigo realizou uma reflexão relevante sobre a construção das estratégias das empresas. “Existem vários modelos, não precisa ter pressa, cada empresa tem o seu caminho. Mas é importante pensar nas etapas seguintes, ou seja, olhar para frente”, conlcuiu.