Executivos discutem as melhores maneiras de proporcionar boas experiências a pacientes e médicos através da tecnologia
Gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que quer se destacar no mercado, inclusive as clínicas e consultórios médicos. Para falar sobre a integração das diversas áreas da saúde para médicos e pacientes, o WTC São Paulo Business Club promoveu um encontro online no dia 15 de abril. O evento contou com a presença do vice-presidente da QSaúde, Anderson Nascimento, do clinical director management da Amil, Daniel Moutinho, e da vice-presidente da Salesforce, Karina Lima.
Para oferecer uma boa experiência ao paciente e ao médico, existe um conjunto de estratégias que visam gerir o relacionamento com os usuários. Para isso, é necessário contar com um software de gerenciamento de dados, que automatiza processos de fidelização, como no contato pós-consulta e lembretes de consulta.
“A verdade é que é quase impossível acompanhar cada paciente de forma próxima, lembrando exatamente de cada detalhe. Um software eficiente consegue proporcionar todas as informações que você precisa de qualquer lugar, e a qualquer momento. Um software de CRM para clínicas médicas tem um cadastro completo dos pacientes, além de armazenar as informações em um local seguro, como um servidor na nuvem. Além de reunir todos os dados essenciais dos pacientes, a plataforma também faz atividades essenciais para fidelização de forma automática”, disse o vice-presidente da QSaúde.
Daniel Moutinho afirma que um CRM eficiente produz relatórios automáticos com métricas fundamentais para as análises sobre o seu negócio. “Se você não acompanha os resultados da sua clínica, é como se você não soubesse para qual caminho está indo”, explia o clinical director management da Amil.
“Por isso, além de acompanhar seus resultados, um software também ajuda no aumento de receitas, seja por meio da fidelização de pacientes ou na identificação de pontos de melhorias. Por exemplo, uma clínica médica registrou todos os dados importantes sobre os pacientes atendidos no período de um mês. Ao analisar os resultados, percebeu que a maioria tinha cadastro no convênio X. Depois de realizar uma pesquisa, muitos pacientes afirmaram que voltariam com mais frequência caso seu convênio fosse aceito. Isso pode ser muito efetivo para aumentar os resultados”, completou.