Webinar reuniu empresários no dia 10 de setembro, que debateram como a transformação digital pode ser positiva dentro das indústrias
O cenário da acelerada mudança que a tecnologia provocou nas indústrias foi tema de debate no webinar que aconteceu no dia 10 de setembro, promovido pelo WTC São Paulo Business Club, em parceria com as empresas Think Digital, TR Service e Grupo Tecnoset. O painel contou com palestras do head de operações industriais da Vedacit, Klaus Gutierrez, da CIO Latam da OTIS, Milena Japyassu e do sócio-diretor da ThinkDigital, Aureo Fittipaldi.
No encontro, assuntos da atualidade como Indústria 5.0, inovações digitais, indústria inteligente e a relação entre máquinas e humanos foram debatidos. O head de operações industriais da Vedacit, Klaus Gutierrez, relatou que a resolução de vários desafios humanos está neste novo modelo de inovação e que é essencial as indústrias acompanharem essas adaptações.
“É necessário compreender que tudo no futuro estará conectado e que a sociedade terá de se adaptar. Ao invés de inimigos, os sistemas inteligentes serão usados para combater o envelhecimento e proporcionar conforto aos consumidores, como libertar do estresse de dirigir, ter acesso às últimas inovações médicas em qualquer lugar e por preços baixos. Além disso, aumentar as habilidades humanas, fazendo uso de inteligência artificial e robótica”, afirmou Klaus Gutierrez.
Segundo a CIO Latam da OTIS, Milena Japyassu e o sócio-diretor da ThinkDigital, Aureo Fittipaldi, o segredo é entender que pessoas, objetos e sistemas são conectados nesse processo para otimizar os resultados e produzir valores que antes não eram possíveis de obter, proporcionando aumento de lucro para as indústrias e a melhor experiência para os clientes.
“A transformação e inovação digital nas indústrias é muito importante para o mercado, pois estuda o comportamento do usuário e oferece a melhor experiência, além dos benefícios da otimização de produção. Por exemplo, a Indústria 5.0 é uma transformação de dentro para fora, que une várias tecnologias para atender melhor todos os seus usuários. Nenhum setor do mercado escapará dessa revolução e se resistir, corre o risco de desaparecer”, afirmou o sócio-diretor da ThinkDigital.