Encontro online do WTC São Paulo Business Club discutiu os custos de um mercado imprevisível e as melhores estratégias para ter controle da gestão financeira
Na última quarta-feira, 10 de março, o WTC São Paulo Business Club promoveu um encontro online que discutiu as melhores estratégias para promover uma governança digital e uma gestão financeira de qualidade na prática. O evento contou com a presença de diversos líderes e executivos da América Latina. O painel foi composto pela chefe de compliance e o gerente de administração da Argentina do Grupo Renault, Rocio Leguizamo e Ariel Varella. A COO Latin América da SAP Concur, Lilly Levi, e o CFO Latin América da Cengage, Tércio Garcia, também participaram do debate.
Um dos pontos discutidos no encontro foi a instabilidade do mercado financeiro desde o início da pandemia. Para Rocio Leguizamo, gerir uma empresa em meio à instabilidade do mercado é um desafio que precisa ser superado todos os dias. “Para superar os desafios e encarar os obstáculos que estamos vivendo há um ano, o primeiro passo é reconhecer a crise e estudar o mercado. É necessário conhecer seu setor de atuação, saber quais são as características da área em que atua e evitar erros comuns em uma situação de crise, como copiar a estratégia de um negócio de segmento diferente”, afirmou a chefe de compliance da Argentina do Grupo Renault.
Os executivos analisaram o cenário atual e quanto tempo essa crise pode durar. O CFO Latin América da Cengage afirma que o período de instabilidade econômica costuma ser cíclico e que a vacina vai refletir positivamente para a recuperação econômica. “Entender que o período de crise é um ciclo é uma característica importante para saber o momento de investir e, também, a hora de segurar o investimento. É preciso ter em mente que o pior ápice da crise vai passar. Com isso, você não deixa o planejamento de lado e consegue gerir a empresa com qualidade em tempo de turbulência. A vacinação já iniciou e isso nos dá esperança. Em breve as pessoas vão poder sair de casa e isso pode refletir positivamente na recuperação econômica” disse Tércio Garcia.
O CFO aproveitou a oportunidade para dar uma dica: “Pense no futuro, estude o mercado e acompanhe a movimentação. Tudo isso vai ajudar a entender a hora em que vale a pena retomar o investimento”, completou Garcia.