Clube de Negócios aposta em inovação, tecnologia e ferramentas de pesquisas internas para obter bons resultados
Trabalhar em uma grande empresa que possui ambiente agradável e que se preocupa com a opinião dos funcionários é um diferencial que motiva e inspira os colaboradores. Pensando nisso, o WTC São Paulo Business Club optou por investir em inovação, tecnologia e gestão de pessoas. Os investimentos trouxeram bons resultados: só em 2020 o Clube de Negócios obteve 100% de crescimento e resultados. Para ajudar nos bons números, o WTC São Paulo Business Club aplica métricas de pesquisas e feedback contínuos de seus funcionários, que analisam o nível de satisfação deles com a empresa e realizam uma melhor gestão de pessoas internamente. A ferramenta utilizada chama-se TeamCulture, onde é medido, principalmente, o engajamento dos funcionários, associados, clientes e parceiros, através de pesquisas semanais respondidas anonimamente.
Todos os funcionários são entrevistados e podem apontar quando se sentem sobrecarregados, insatisfeitos ou quando gostam de determinada ação dentro da empresa. Para o CEOdo Clube de Negócios, Leonardo Figueiró, essa ferramenta foi um dos pontos importantes para o WTC no processo de alcançar bons resultados. “A metodologia do TeamCulture nos ajudou nesse processo, pois foi recebendo o feedback de nossos funcionários e acompanhando essas pesquisas que conseguimos desenvolver estratégias de evolução e conseguimos ver onde estávamos errando, para consertar essas falhas. Além disso, foi possível aliar inovação e tecnologia, que são nossos pilares, juntamente com outro pilar que consideramos essencial: gestão de pessoas. O WTC São Paulo Business Club já buscava métricas de crescimento desde a sua fundação e sempre teve como meta o cuidado com os funcionários, por isso o TeamCulture, que é um software moderno, nos auxiliou nesse processo de evolução. Com isso, agora temos o dobro de tamanho, com 100% de crescimento em 12 meses. São excelentes números”, disse Figueiró.
Os resultados colhidos nos formulários são analisados em tempo real pelo setor de RH e pelos líderes do Clube de Negócios. Sendo assim, é possível acompanhar a todo momento as novas pesquisas e o que elas apontam. “A ferramenta nos dá acesso em tempo real e a qualquer momento e com isso nós acompanhamos a opinião de nossos funcionários o tempo todo. A partir dessas respostas, nós criamos um plano de ação, com uma agenda de estratégias de soluções. Esse mapa estratégico é aplicado e nós conseguimos analisar os novos resultados para saber se conseguimos consertar nossas falhas. Nós, do WTC São Paulo Business Club, sempre acreditamos que essas medidas com os funcionários são essenciais para criar um bom ambiente de trabalho e para a empresa. Acredito que para ter bons resultados, é necessário investir nas pessoas. Colocamos nossos funcionários, sócios e colaboradores à frente, pois nosso principal objetivo é fazer com que eles continuem conosco nesta jornada”, completou o CEO.
Para o fundador e CEO do TeamCulture, Rafael Bueno, o software é essencial para que a empresa entenda sua própria cultura e para trabalhar a evolução do clima organizacional. “O TeamCulture nasceu com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o engajamento da empresa com seus funcionários. São enviados questionários via e-mail ou telefone pessoal, onde o colaborador responde anonimamente 1 pergunta cultural, 5 perguntas quantitativas para clima organizacional e 1 pergunta qualitativa para que a pessoa coloque a opinião dela em questão. O foco é entender o sentimento das pessoas em relação à organização. Acreditamos que, só a partir dessas respostas, as empresas vão conseguir criar boas relações com os funcionários. É questionando, agindo e evoluindo que qualidade e bons resultados aparecem. Ajudamos as empresas a criar um ambiente de trabalho incrível, proporcionando resultados com propósito”, explicou Rafael.