Encontro da última quinta-feira, dia 24 de setembro, analisou as mudanças impostas pela nova lei
O debate do dia 24 de setembro falou sobre as obrigações imediatas e a importância da tecnologia no processo de adaptação com as mudanças impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares, do head de governança, Carlos Lima e do superintendente jurídico, compliance e DPO da OdontoPrev, André França.
Os diretores orientaram os empresários sobre a nova lei, que foi votada no dia 26 de agosto deste ano. Cerca de 64% das empresas ainda não atenderam às exigências, pois não sabem por onde começar. A LGPD vai mudar a forma de funcionamento e operação das organizações ao estabelecer regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas para o não cumprimento da norma.
A lei entende por “dados pessoais” qualquer informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, e por “tratamento de dados” toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processamento, armazenamento, eliminação, controle da informação, entre outros.
O presidente da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares, acredita que a lei vai impactar no desenvolvimento de marketing das empresas. “A tendência é que as empresas busquem utilizar métodos mais naturais para alcançar pessoas. Isso não significa que os profissionais de marketing vão parar de trabalhar com os dados, mas as empresas terão que ficar mais inteligentes e mais específicas para gerar os Leads”, afirmou Leonardo.
Apesar das grandes mudanças impostas pela lei, a nova dinâmica de regulamentação pode ser positiva para as empresas e para os profissionais de marketing. O head de governança da Tenbu, Carlos Lima, acredita que é uma oportunidade para o profissional de marketing se tornar mais estratégico, para repensar e evoluir suas táticas e, com isso, gerar valor para o cliente através do reconhecimento de suas preferências e de interações transparentes.
Para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças da LGPD, o superintendente jurídico, compliance e DPO da OdontoPrev, André França, afirmou que é possível integrar as equipes de setores jurídico e de tecnologia da informação para facilitar o processo. “O setor jurídico poderá ser muito útil no processo de adequação às novas exigências. Os especialistas na área vão orientar o pessoal de TI para que façam os procedimentos técnicos de maneira adequada, conforme está detalhado na nova MP. Diante de tantas imposições legais, a equipe de TI precisará compreender os dispositivos normativos para instalar, revisar ou aprimorar os sistemas dos bancos de dados. A equipe jurídica poderá contribuir elaborando relatórios e apontando os requisitos obrigatórios”, declarou André França.