Encontro promovido pelo clube de negócios falou sobre diversidade e inclusão dentro das organizações
Liderar é um desafio, principalmente em tempos tão difíceis como a pandemia. Diversidade e inclusão são temas que estão ganhando cada vez mais espaço nas discussões da sociedade e também dentro das empresas. Para discutir questões importantes sobre esses assuntos, o WTC São Paulo Business Club promoveu mais um encontro online do Comitê de Mulheres Executivas, no dia 25 de março.
As líderes do comitê, Lídia Abdalla e Juliana Sá, mediaram o evento que contou com a participação do CEO da Jill, Washington Botelho, e do presidente da Suzano, Walter Schalka. Os painelistas falaram sobre as perspectivas e experiências distintas de diversidade e inclusão, que resultam em soluções mais amplas para as empresas.
“Uma liderança inclusiva precisa assegurar um tratamento mais humanizado e imparcial para todos os colaboradores. Quando isso se torna uma cultura dentro da empresa, os funcionários vão se sentir importantes para o negócio e, consequentemente, motivados para trabalhar”, explica o CEO da Jill.
Os especialistas frisaram a importância de transformar a cultura das organizações baseando nesse tipo de liderança. “O líder inclusivo precisa empoderar indivíduos para que eles entreguem todo o seu potencial no trabalho coletivo. Para isso, é necessário capacitar, desenvolver, acompanhar e dar autonomia para os colaboradores. Com isso, os times serão compostos por profissionais com competências distintas, mas que se complementam para a entrega de resultados expressivos. Além disso, a liderança inclusiva derruba preconceitos que impedem a contratação de pessoas por causa da cor, gênero ou raça, algo que leva a empresa a perder grandes talentos”, afirma o presidente da Suzano.