mercado automotivo e de vidros sofreu grandes impactos desde março deste ano, devido às consequências provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Visando a recuperação efetiva, a NSG Pilkington desenvolveu ações para acelerar a recuperação econômica, mas de maneira gradativa. Um projeto voltado para estratégias de atendimento, que engloba todas as unidades da NSG Pilkington, foi implantado na corporação, com o intuito de alcançar maior competitividade e sobreviver a esta fase econômica, com medidas que vão restaurar os níveis adequados de resultados e rentabilidade para a empresa.
Entre o início da pandemia até o segundo semestre deste ano, a Pilkington optou por utilizar serviços que oferecem aos clientes conforto, agilidade, e, principalmente, segurança. A empresa oferece serviço de higienização dos vidros e vai até o local para realizar a troca, fazendo com que o cliente possa permanecer em casa, recebendo um serviço seguro, com todos os cuidados recomendados para a saúde em um momento tão delicado.
De acordo com André Carbones, Diretor Geral da Unidade de Negócios de Mercado de Reposição Automotivo na América Latina da NSG Pilkington, a ideia nasceu para realizar transformações dentro de toda a rede, visando a transformação aliada ao conforto, experiência do cliente, saúde e tecnologia. “Os resultados econômicos do primeiro semestre de 2020 evidenciaram o peso negativo do lockdown e, consequentemente, a quebra de vendas. Por isso, precisamos criar estratégias de atendimento e sobrevivência. Com isso, criamos um planejamento voltado para o cenário atual. Neste segundo semestre, foi apontada uma melhora na economia e uma lenta recuperação, isso foi positivo. Devido a isso, a Pilkington está produzindo com as cargas fabris que já estão no estoque, pois o objetivo agora é produzir e vender, para ascender nossa economia novamente”, afirmou Carbones.
Ainda de acordo com André, a Pilkington lançou uma linha de vidros que é fabricado com materiais higiênicos, voltados para esse cuidado com a saúde. “Embora tenhamos introduzido essa novidade recentemente, já recebemos diversos pedidos, desde fabricantes de ônibus, fabricantes de pontos de ônibus, até para hospitais”, disse André Carbones. A vontade de lançar esse novo modelo de vidro já era uma vontade da NSG Pilkington há muitos anos, segundo Carbones. Entretanto, não havia uma consciência do mercado da necessidade de ter um produto ou tecnologia de vidro que tivesse essa funcionalidade. Agora, com a Covid-19 na frente e no centro da mente de todos, a ideia foi retirada do papel. “A aceitação do mercado no ambiente atual é muito melhor do que antes do que quando desenvolvemos essa tecnologia há vários anos. A Pilkington espera aumentar e fortalecer as vendas desse novo produto no mundo todo, pois ele já vem com a capacidade de desativar micróbios, bactérias e vírus, especialmente o novo coronavírus. Na época sabíamos que era antibacteriano, mas recentemente tivemos a capacidade antiviral confirmada”, finalizou o diretor geral da unidade de Negócios de Mercado de Reposição Automotivo na América Latina da NSG Pilkington.