Evento online contou com a presença de embaixador da Etiópia, e de grandes líderes e executivos
O “Ethiopia For Business 2020”, evento promovido pelo WTC São Paulo Business Club no dia 16 de dezembro, superou todas as expectativas. O webinar apontou estratégias que geram bons resultados em projetos voltados para os segmentos de agronegócio, agricultura, têxtil, couro, mineração e farmacêutico.
Para discutir oportunidades e investimentos na Etiópia, o painel do evento contou com a presença de grandes autoridades da Etiópia e grandes executivos, como, por exemplo, o embaixador da Etiópia-Brasil, Yalew Abate, e o representante do Ministério das Relações Exteriores da Brasil, Raymundo Santos.
A economia da Etiópia mostrou melhorias significativas na última década. Em um debate rico em informações e troca de experiências, os representantes falaram sobre o cenário atual do país. “Entre 60% e 70% das pessoas na Etiópia são jovens, na melhor idade para trabalhar e facilmente treináveis. Precisamos usar esse potencial para transformar a Etiópia em um centro de produção. Uma parte importante do cálculo é que os salários não são altos e justamente esse aspecto desempenha um papel importante para quem pensa em investir na Etiópia ”, disse o embaixador da Etiópia-Brasil, Yalew Abate.
Os representantes do país destacam, no entanto, que os salários se somam a alguns serviços prestados pelas fábricas, como o almoço diário, por exemplo. Além disso, a Etiópia atrai pela sua boa localização, benefícios fiscais e energia barata. Com esses argumentos, o governo pretende atrair do Brasil empresas dos setores de agricultura, agro processamento, têxtil, couro, mineração e farmacêutico. “Em todo o país, uma nova infraestrutura é criada, envolvendo investimentos que já chegam a 1,3 bilhão de dólares. As multinacionais já produzem no país e a tendência é crescer muito mais ”, acrescentou Yalew Abate.