Encontro promovido pelo clube de negócios discutiu as melhores estratégias para proporcionar experiências qualitativas em compras online
Uma das utilidades das novas tecnologias, sem sombra de dúvidas, é acelerar o crescimento do varejo em todo o mundo. A transformação digital melhora significativamente a experiência do cliente, proporcionando conforto, diversidade de opções e praticidade. No dia 24 de março, o WTC São Paulo Business Club promoveu o webinar “E-commerce Everywhere: Como personalizar, integrar e redefinir as experiências de compras de seus clientes”. O encontro online discutiu as novas tendências de consumo e como o comércio eletrônico pode redefinir o futuro do setor varejista.
Com a presença de diversos líderes e executivos, o painel contou com a presença da sócia da McKinsey & Company, Fernanda Hoefel, do diretor de customer experience do IFood, Arnaldo Bertolaccini, da head de canais digitais da Riachuelo, Márcia Bruno de Lima, e do vice-presidente (Brasil) da SAP, João Araújo. Uma das características impostas pela transformação digital, segundo os especialistas, é o aumento da exigência dos consumidores.
“Sabemos que a pandemia acelerou processos digitais e mudou o perfil dos consumidores. Eles estão mais exigentes e se não encontram o que querem em uma loja, facilmente procuram outra. Por isso é importante investir na experiência da compra, que vai além do produto final. Desde o atendimento online, canais de comunicação acessíveis, preço e entrega. Agora existe uma necessidade de construir caminhos que levem os produtos aos consumidores, mudando o comércio como conhecemos hoje, no qual os consumidores vão até os produtos”, disse o diretor de customer experience do IFood, Arnaldo Bertolaccini.
Nesta corrida para se destacar entre tantas opções no mercado, a personalização tem um papel fundamental: possibilitar que os varejistas criem canais digitais, que podem ser tão próximos e direcionados quanto uma loja física, afirma a head de canais digitais da Riachuelo. “É possível oferecer uma experiência única e de qualidade do começo ao fim, reunindo informações em tempo real sobre o consumidor e conectando produtos e serviços relevantes em cada momento da jornada do cliente, gerando maior identificação com a marca. Em paralelo a isso, os consumidores começaram a procurar por experiências com assistentes digitais, como os chatbots, tornando-se um fator de vantagem competitiva entre as empresas. Nessa corrida, ganha quem se destacar no serviço, mas com o foco em personalização”, explica Márcia Bruno de Lima.
Para continuar ativo no mercado, vender é preciso, mas ainda mais necessário é estar antenado com as tecnologias que potencializam vendas e crescimento. “Tão importante quanto a qualidade do produto é a experiência do cliente. Quem não se adaptar, verá seu negócio encolher cada vez mais. É preciso acompanhar as novas tendências e as exigências dos consumidores”, completa.