WTC Business Club
  • Associados WTC

WTC Business Club

  • Home
  • Sobre o WTC
    • WTC em São Paulo
    • WTC no Mundo
  • WTC SP Business Club
    • Quem Somos
    • Grupos de Trabalho
    • Soluções
    • Clientes
    • Diretoria
  • WTC ON
  • WTC SkyBridge
  • Negócios Internacionais
  • WTC News
  • Startwp
  • Contato

WTC News

WTC Club
segunda-feira, 14 dezembro 2020 / Publicado em Encontros Realizados

Pesquisa aponta que funcionários brasileiros preferem métodos de aprendizado à distância nas corporações

WTC São Paulo Business Club promoveu encontro online que debateu novas maneiras de propor a educação corporativa junto aos modelos digitais

A educação digital é uma tendência que existe há muitos anos. Entretanto, em 2020, os modelos de aprendizado à distância cresceram ainda mais, visto que diversas mudanças e transformações foram aceleradas devido ao isolamento social. Dentro das empresas, esse método também foi adotado para realização de treinamentos e desenvolvimento de equipes e funcionários. No dia 09 de dezembro o WTC São Paulo Business Club apresentou uma pesquisa realizada em parceria com a CrossKnowledge em um encontro online, que apontou que os brasileiros empregados estão preferindo o modelo híbrido de aprendizado nas corporações, mas com o foco no digital. O evento contou com a presença da diretora de desenvolvimento e ensino corporativo da Albert Einstein, Simone Azevedo, da diretora global de desenvolvimento organizacional da Natura&CO, Mariana Talarico, e da head de operações Latam da CrossKnowledge, Michele Rangel.

O estudo foi feito com empresas de 5 segmentos diferentes: bens de consumo, serviços financeiros, saúde, logística e construção. Mais de 5 mil colaboradores responderam à pesquisa, com cargos de gerentes, diretores, VPs, coordenadores, consultores, especialistas, analistas e assistentes. Os resultados apontaram que 73% dos colaboradores preferem o formato híbrido com foco no digital para treinamentos, desenvolvimento de equipes e webinars oferecidos pelas corporações. Em contrapartida, 16% preferem o modelo híbrido com foco no presencial. 9% das pessoas que participaram gostam mais do modelo 100% digital e 2% não realizou nenhum treinamento.

Os maiores desafios para implementar treinamentos e desenvolvimento à distância, segundo a pesquisa, são as limitações de orçamento. 50% dos colaboradores escolheram esta opção como o principal obstáculo. 39% acham que o maior problema é sobre a falta de engajamento dos alunos. Já 34% das pessoas que responderam ao questionário apontaram que equipes enxutas é o maior desafio. Confira mais resultados deste bloco da pesquisa: 27% dispersão geográfica; 23% falta de infraestrutura tecnológica; 14% barreira de idiomas; 10% falta de infraestrutura física; 9% dificuldades para produzir ou contratar treinamentos. 

Segundo a diretora de desenvolvimento e ensino corporativo da Albert Einstein, Simone Azevedo, o motivo do crescimento dos modelos digitais vai além das transformações impostas pela pandemia. “Podemos afirmar que os modelos de educação à distância cresceram muito após o isolamento social, é claro. Mas não podemos limitar esse crescimento apenas a isso. A educação digital corporativa já era uma tendência e estava ganhando espaço aos poucos. A pandemia acelerou essa adaptação das pessoas devido ao fato de não podermos nos encontrar pessoalmente. E quem acredita que quando tivermos vacina as coisas voltarão a ser como antes, está enganado. Nada será como antes, nem mesmo os modelos de educação. A tendência é que daqui pra frente o modelo digital se desenvolva cada vez mais e com o tempo vai se tornar o método preferido de diversas pessoas. O modelo híbrido com esse foco digital é um dos que gera melhores resultados para as corporações, em todos os sentidos. Tanto na eficácia do aprendizado, quanto na praticidade, conforto e agilidade para os participantes e para os professores/responsáveis por aplicar os treinamentos. Além disso, é um modelo mais barato e econômico para as empresas”, disse a diretora. 

Ainda de acordo com a pesquisa do WTC São Paulo Business Club, em parceria com a CrossKnowledge, o formato de aprendizagem digital mais escolhido pelos colaboradores foram as lives e os webinars, com 86%. Os micro learnings (vídeos curtos) ficaram em segundo lugar, com 68%. Já os cursos de e-learning de média duração (20 minutos), ocupam a terceira posição dos resultados do estudo, com 58%. Os PDFs e apresentações de PowerPoint ficaram com 42%, e os treinamentos digitais completos (Macro Learnings) em último lugar, com 41%.

Você pode ler também

Em apresentação a executivos, ministro Marcos Pontes destaca ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações aliadas ao investimento em educação e novos projetos do setor 4.0
Especialistas discutem sobre as novas tendências e desafios da medicina digital
Antifragilidade
WTC Strategic Meeting |Antifragilidade Aplicada aos Negócios

Categorias

  • Artigos
  • Encontros Realizados
  • Novidades WTC
  • Oportunidades
  • Vídeos

Publicações Recentes

  • Pandemia acelera investimentos em tecnologia no setor de eventos empresariais

    O setor de eventos empresariais está buscando n...
  • Ambiente de trabalho com diversidade e inclusão aumenta a produtividade dos colaboradores

    Executivo destaca a importância da representati...
  • A importância de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e ético para os colaboradores

    * Frank Smith – Diretor Executivo da Otis...
  • Digitalização de Negócios B2B: a ferramenta ideal para as empresas

    Em debate realizado pelo WTC São Business Club,...
  • Diversidade na prática: estratégias, bastidores e mindsets sobre a inclusão social nas empresas

    Comitê dos CHROs do WTC São Paulo Business Club...

Seja um Associado

Quais os principais desafios para seus negócios?

    Áreas de Interesse







    QUERO ME ASSOCIARQUERO ASSOCIAR MINHA EMPRESA

    Assine nossa Newsletter

    Fique por dentro de todas as novidades e oportunidades geradas neste Ambiente Positivo de Negócios.
    Cadastre-se através de nosso formulário para receber nossa News Mensal.



      © 2020. WTC Business Club | World Trade Center São Paulo
      Av. Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 15º Andar
      CEP: 04578-000 - São Paulo – SP
      +55 (11) 3043-7018

      • Home
      • Sobre o WTC
        • WTC em São Paulo
        • WTC no Mundo
      • WTC SP Business Club
        • Quem Somos
        • Grupos de Trabalho
        • Soluções
        • Clientes
        • Diretoria
      • WTC ON
      • WTC SkyBridge
      • Negócios Internacionais
      • WTC News
      • Startwp
      • Contato
      • Desenvolvido por: Amaze Studio
      _
      • Login
      • Sign Up
      Forgot Password?
      Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.