Evento promovido pelo WTC São Paulo discutiu as transformações digitais no setor de compras que vão além do consumo
Apesar de todas as consequências negativas do novo coronavírus, o período de pandemia serviu para provar que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona praticidade tanto para o cliente quanto para o empresário. Na última sexta-feira, dia 25 de setembro, o webinar “A reinvenção digital da área de compras”, promovido pelo WTC São Paulo Business Club, discutiu como as tecnologias têm possibilitado, além de compra e venda, uma gestão mais eficiente. O painel contou com palestras do vice-presidente de suprimentos TI e comunicação da ATVOS, Genésio Couto, do vice-presidente Brasil da SAP, Sílvio Abade e do gerente de suprimentos do Grupo Moura, Luiz Alexandre.
No encontro foi debatido como as empresas utilizam as novas ferramentas digitais para automação de processos de compras e contratos e como se aliar à tecnologia nas gestões corporativas. De acordo com o vice-presidente de suprimentos TI e comunicação da ATVOS, Genésio Couto, apesar de a pandemia ter limitado a convivência, ela também ajudou na evolução de soluções tecnológicas para desenvolver o setor comercial e as empresas do ramo. “O que aconteceu este ano apenas acelerou o processo de transformação digital que já vem acontecendo há algum tempo e não vai parar mais. É importante estar atento à necessidade e ao interesse do consumidor, afinal ele compra aquilo que já conhece e confia. Sabendo gerir os clientes, os proprietários podem criar opções personalizadas para seus clientes fiéis, usando ferramentas simples para ter bons resultados”, disse Genésio Couto.
Em relação à gestão eficiente junto aos novos processos digitais, os executivos frisaram a importância de aliar a tecnologia ao sistema de gestão empresarial, pois isso torna todo o processo mais eficiente. O gerente de suprimentos do Grupo Moura, Luiz Alexandre, afirma que é possível realizar um melhor gerenciamento do negócio potencializando o tempo usado para gestão, evitando os erros que são identificados. No final, isso consequentemente reduz custos e aumenta o lucro.
“Os módulos operacionais que vão otimizar os processos de organização. Com isso, a gestão das empresas será mais eficiente no setor de compras, como por exemplo, com um controle de estoque mais efetivo, uma gestão financeira mais cuidadosa, dados e informações precisas e seguras em tempo real de toda a empresa, emissão de notas fiscais, logística, vendas e muito mais”, explicou o gerente.